SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Ade Monteiro
2 min readMar 1, 2023

Diário 07/02/23 vivendo a sofrência da separação 😢

11 meses e eu ainda tô nessa.
Ainda estou chorando. Ainda sinto falta dele.
Desespero.
Estou no ônibus voltando de um fim de semana solitário.
Tudo escuro. Eu não consigo dormir.
Eu quero chorar, eu não aguento mais chorar.
Sinto raiva, ele não merece mais uma lágrima minha.
Olho pra cima e tudo que eu vejo são as letras em vermelho:
SAÍDA DE EMERGÊNCIA
É isso, eu preciso sair urgentemente desse looping.

Um insight veio no mesmo momento que vi essa frase.
Parece que estou lidando com uma pessoa com Alzheimer.
Essa pessoa não é mais a mesma. Ela se desconectou de mim.
Ela se esqueceu de tudo. Parece não ter sentimentos.
Não consigo acessá-la.
Há pouco tempo havia tanto sentimento entre nós, tanto amor, parceria, cumplicidade.
Mas agora, a doença levou seu discernimento.
Ele não consegue me ver, não me reconhece.
Eu tenho vontade de dizer:
“Hei! Estou aqui!
Eu sou sua companheira, seu amor pra toda vida, lembra?
Aquela para a qual você escreveu tantas cartas de amor?
Aquela que você dizia que ia ficar junto pra sempre?
Não lembra?
Nada?

--

--

Ade Monteiro

Psicóloga, Doula e Terapeuta de Casais. Mestre em Estudos sobre a Igualdade. Mãe e feminista.